A presença da fenomenologia na educação física brasileira: implicações para o estudo do corpo e outras problematizações

Felipe Quintão de Almeida , Valter Bracht, Filipe Ferreira Ghidetti

Resumen


Este artigo discute os usos da fenomenologia na educação física brasileira. Em termos metodológicos, descreve cinco registros desse referencial no campo, representado por autores como Silvino Santin, Manuel Sérgio, Wagner Wey Moreira, Elenor Kunz e Terezinha Petrúcia da Nóbrega. Problematiza alguns aspectos dessa recepção ao destacar limites, mas, também, desafios de pesquisa e reflexão no âmbito dessa tradição na educação física


Palabras clave


Educação Física; Corpo; Fenomenologia; Merleau-Ponty

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




Copyright (c) 2013 Felipe Quintão de Almeida , Valter Bracht, Filipe Ferreira Ghidetti

URL de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.es_AR

Educación Física y Ciencia (ISSN 2314-2561)- www.efyc.fahce.unlp.edu.ar

Departamento de Educación Física
Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación
Universidad Nacional de La Plata
Calle 51 e/ 124 y 125  |  (1925) Ensenada  |  Buenos Aires  |  Argentina
Correo-e revistaefyc@fahce.unlp.edu.ar

Creative Commons 4.0 Internacional (Atribución-NoComercial-CompartirIgual) a menos que se indique lo contrario

Prosecretaría de Gestión Editorial y Difusión
Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación | Universidad Nacional de La Plata

Calle 51 e/ 124 y 125 | (1925) Ensenada | Buenos Aires | Argentina
Teléfonos: +54 221 4230127/4236673 Interno 1268
Correo-e publicaciones@fahce.unlp.edu.ar

Equipo de desarrollo del portal Revistas de la FaHCE

Hecho con OJS Open Journal system

Propietario: FaHCE. UNLP
Registro Propiedad Intelectual en trámite