Educação Corporal: uma análise comparada entre a Colômbia e a Argentina uma análise comparada entre a Colômbia e a Argentina

Contenido principal del artículo

Felipe Quintão de Almeida
Karen Lorena Gil Eusse

Resumen

Este artigo oferece uma descrição de duas perspectivas crí­ticas da tradição da Educação Fí­sica na América do Sul. Ambas, apesar de situadas em paí­ses diferentes (Colômbia e Argentina), utilizam a mesma expressão: Educação Corporal. Em termos metodológicos, realiza-se uma revisão sistemática dos escritos de dois representes dessas correntes: Luz Elena Gallo e Ricardo Crisorio. Após a descrição, evidencia as afinidades mas, também, as diferenças das propostas em análise, ocasião, além disso, para dirigir algumas problematizações sobre elas.


 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Almeida, F. Q. de, & Eusse, K. L. G. (2018). Educação Corporal: uma análise comparada entre a Colômbia e a Argentina: uma análise comparada entre a Colômbia e a Argentina. Educación Física Y Ciencia, 20(1), e044. https://doi.org/10.24215/23142561e044
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito-Santo

Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Karen Lorena Gil Eusse, Universidade Federal do Espírito-Santo

Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Citas

Almeida, F. Q. (2012). Educação fí­sica, corpo e epistemologia: uma leitura com o filósofo José Nuno Gil. Atos de Pesquisa em Educação, 7(2), 329-344.

Almeida, F. Q., Bracht, V., & Ghidetti, F. F. (2013). A presença da fenomenologia na educação fí­sica brasileira: implicações para o estudo do corpo e outras problematizações. Educación Fí­sica y Ciencia, 15 (2), 1-16.

Bracht, V. Prólogo. In: Ferreira, A. (Org.). (2015) Pensando la educación fí­sica como área del conocimiento: problematizaciones pedagógicas del sujeto y el cuerpo (pp. 1-7). Buenos Aires, Argentina: Miño y Dávila.

Bracht, V., & Crisorio, R. (Org.). (2003). A Educação Fí­sica no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. São Paulo, Brasil: Autores Associados.

Correa, A. F. (2011). Formación del gusto y cuerpo em perspectiva educativa: uma interpretación a partir de Friedrich Nietzche hacia uma educación corporal. In: Gallo, L. E. (Org.), Aproximaciones pedagógicas al estúdio de la Educación corporal (pp. 235-289). Medellí­n, Colombia: Funámbulos Editores.

Crisorio, R. L. (1998) Constructivismo, cuerpo y lenguaje (En lí­nea). Educación Fí­sica y Ciencia, 4 : 75-81. Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.117/pr.117.pdf

Crisorio, R. L. (2003). Educação Fí­sica e identidade: conhecimento, saber e verdade. In: Bracht, V.; Crisorio, R. (Org.). A Educação Fí­sica no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas (pp. 31-54.). São Paulo, Brasil: Autores Associados.

Crisorio, R. L. (2010) Homero y Platón: Dos paradigmas de la educación corporal (Tesis de posgrado). Presentada en Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación para optar al grado de Doctor en Ciencias de la Educación. Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.432/te.432.pdf

Crisorio, R. L. (2011). L. Homero y Platón: dos paradigmas de la educación corporal. Educación Fí­sica y Ciencia, La Plata, 13, pp. 77-98. Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/library?a=d&c=arti&d=Jpr5228

Crisorio, R. L. (2013). Educación corporal. Cadernos de Formação da RBCE, 4(2), 9-19.

Crisorio, R. L. (2014). De una semiótica a una hermenéutica en la investigación de las prácticas corporales. Poiesis, 8(14), 334-347.

Crisorio, R. L. (2015a). Actividad(es) fí­sica(s) versus prácticas corporal(es). In: Galak, E. (Org.). Cuerpo, educación, polí­tica: tensiones epistémicas, históricas y prácticas (pp. 21-39). Buenos Aires, Argentina: Biblos.

Crisorio, R. L. (2015b). La teorí­a de las prácticas. Crisorio, R. (Org.). Ideas para pensar la educación del cuerpo (pp. 31-39). La Plata, Argentina: Edulp. Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/library?a=d&c=libros&d=Jpm385

Crisorio, R., coordinador (2015). Ideas para pensar la educación del cuerpo. La Plata : EDULP. (Libros de cátedra. Sociales). Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.385/pm.385.pdf

Crisorio, R. L.; Escudero, C., coordinadores (2017). Educación del cuerpo : Currí­culum, sujeto y saber. La Plata: UNLP. FAHCE. (Cuerpo, educación y sociedade). Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.504/pm.504.pdf

Crisorio, R. L.; Escudero, M. C. (2012) Notas para una ética de la Educación corporal (En lí­nea). Trabajo presentado en VII Jornadas de Sociologí­a de la UNLP, 5 al 7 de diciembre de 2012, La Plata, Argentina. Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.1802/ev.1802.pdf

Escudero, C. (2011). Agente, subjetivación y educación corporal: reflexiones metodológicas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 33(3), 547-558.

Gadamer, H. G. (2007). Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Bragança Paulista, Rio de Janeiro; Brazil: Vozes, Editora Universitária São Francisco.

Galak, E., & Rodrí­guez, N. (2007). Metodologí­a de la investigación y educación corporal. Una investigación de las prácticas: análisis del proyecto "Prácticas, normativa teórica y demandas sociales en Educación Fí­sica: dificultades para elaborar modelos didácticos especiales". III Jornadas Académicas "Los Nuevos desafí­os de la Educación Fí­sica y el Deporte". San Fernando, Buenos Aires.

Gallo, L. E. (2006). El ser-corporal-en-el-mundo como punto de partida en la fenomenologí­a de la existencia corpórea. Pensamiento Educativo, Santiago de Chile, 38, pp. 46-62.

Gallo, L. E. (2007a). Apuntes hacia una educación corporal, más allá de la educación fí­sica. In: Moreno, W. G., & Pulido, S. M. Q. Educación cuerpo y ciudad: el cuerpo en las interacciones e instituciones sociales (pp. 69-91). Medellí­n, Colombia: Funámbulos Editores.

Gallo, L. E. (2007b). Cuatro hermenéuticas que han marcado la Educación Fí­sica en Colombia. In: Chaverra, B. E. F., & Uribe, I. D. P. Aproximaciones epistemológicas y pedagógicas a la educación fí­sica: un campo en construcción (pp. 45-69). Medellí­n, Colombia: Funámbulos,

Gallo, L. E. (2010). Los discursos de la educación fí­sica contemporánea. Bogotá, Venezuela: Kinesis.

Gallo, L. E. (2011). La Educación Corporal bajo la figura del acontecimiento. Revista Educación Fí­sica y Deporte, 30(2), 505-513.

Gallo, L. E. (2012a). Las prácticas corporales en la Educación Corporal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 34(4), 825-843.

Gallo, L. E. (2012b). Notas sobre la educación corporal en clave estética. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 8(2), 11-29.

Gallo, L. E. (2017). Una didáctica performativa para educar (desde) el cuerpo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 39(2), 199-205.

Gallo, L. E., & Martí­nez, L. J. (2015). Lineas pedagógicas para Educación Corporal. Cadernos de Pesquisa, 45(157), 612-629.

Gallo, L. E., & Garcí­a, C. E. (2011). La Educación Corporal em perspectiva pedagógica. In: Gallo, L. E. (Org.). Aproximaciones pedagógicas al estúdio de la educación corporal (pp. 291-303). Medellí­n, Colombia: Funámbulos Editores.

Garcí­a, C. E., & Correa, A. F. (2011). Educación Corporal o el preludio del valor superior del cuerpo. In: Gallo, L. E. (Org.). Aproximaciones pedagógicas al estúdio de la Educación corporal (pp. 63-103). Medellí­n, Colombia: Funámbulos Editores.

Garcí­a, C. E. (2012). Estudios en Educación Corporal. Recuperado de: http://estudioseneducacioncorporal.blogspot.com.br/

Gil, J. N. (1996). A imagem-nua e as pequenas percepções: estética e metafenomenologia. Lisboa, Portugal: Relógio d’Água.

Gil, J. N. (1997). Metamorfoses do corpo. Lisboa, Portugal: Relógio d’Água.

Giles, M. (2017). Prácticas corporales. In: Crisorio, R. L., & Escudero, C. (Org.), Educación del cuerpo: currí­culum, sujeto y saber (pp. 57-62). La Plata, Argentina: Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Recuperado de: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/library?a=d&c=libros&d=Jpm504

Nietzsche, F. (2001a). Crepúsculo dos í­dolos: ou como filosofar com o martelo. São Paulo, Brazil: Companhia das Letras.

Nietzsche, F. (2001b). Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo, Brazil: Companhia de Bolso.

Ortega, F. (2008). O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporí¢nea. Rio de Janeiro, Brazil: Garamond.

Sérgio, M. (1987). Para uma epistemologia da motricidade humana: prolegómenos a uma ciéncia do homen! Lisboa, Portugal: Veja.

Silva, A. M., & Bedoya, V. M. (2015). Formación professional en Educación Fí­sica en América Latina: encuentros, diversidades y desafios. Jundiaí­, Brazil: Paco Editorial.

Silva, A. M., & Bedoya, V. M. (2017). Educación Fí­sica en América Latina: currí­culos y horizontes formativos. Jundiaí­, Brazil: Paco Editorial.

Souza, J. C. (2015). O mundo bem nosso: antirrepresentacionismo poiéticopragmático, não linguí­stico. Cognitio, 16(2), 335-360.

Viesenteiner, J. L. (2014). O homem como uma somatória unitária de Erlebnisse (vivência) em Nietzsche. Filosofia e Educação, 6(1), 76-94.